quinta-feira, 14 de maio de 2009

NAM MYOHO RENGUE KYO (南無妙法蓮華経)


Conversando com meu amigo J que é ator e mora no Rio de Janeiro, e como todo artista, tem que "matar vários leões por dia", fico sabendo que ele esta fazendo um mantra budista “NAM MYOHO RENGUE KYO” e que esta se sentindo bem mais conectado. Ouvir isso me fez viajar no tempo...
Durante muitos anos eu fiz meditação e era um verdadeiro pesquisador de espiritualidade, filosofia, auto-conhecimento e coisas afins, dentre elas os mantras.
Claro que não abria mão da psicologia, psicanálise, da arte como caminho, mas a espiritualidade era uma busca constante, que me levou a conhecer pessoas muitos especiais e a viver sempre com um pé no chão e outro nas “estrelas”.
Pelo caminho, convivi e aprendi com tanta gente, que vou abrir mão das letrinhas para nomear alguns: Silvia Maria, Márcia da cromo, Claudia Cimbleris, com quem gravei o CD “Sete Raios”, Frant Mardjan, os amigos da Escola de Meditação Branay, Lucia, Richard e seus estudos espirituais, Renata Sá Premem e sua “Jóia Viva”, meus amigos, amores, a música, minha família e por ai vai – “Muitas vidas, muitos mestres” – tudo isso numa só vida. Quanta riqueza!!!

Mas voltando ao início, “NAM MYOHO RENGUE KYO”...
Lembro de já ter feito esse mantra por algum tempo, e mesmo sabendo que não é necessário saber o significado das palavras ditas, fui pesquisar um pouco:

"NAM" - Deriva do sânscrito e significa devotar, ou relação perfeita da vida do ser humano com a verdade eterna, ou seja, dedicar a própria vida ou relacionar-se com a verdade eterna da vida. Também significa acumular infinita energia por meio da recitação e agir de forma positiva para aliviar o sofrimento dos outros.
"MYOHO" - Literalmente significa Lei Mística. "Myo" significa místico e não tem nada a ver com milagre. É assim chamado porque o mistério da vida é de inimaginável profundidade e portanto está além da compreensão das pessoas. "Ho" significa lei. A intrínseca natureza da vida é tão mística e profunda que transcende o âmbito do conhecimento humano.
"RENGUE" - É a lei de causa e efeito. O budismo vê essa lei em todos os fenômenos do universo e a simboliza pela flor de lótus (rengue, em japonês), que produz a semente (causa) e a flor (efeito) simultaneamente.
"KYO" - Significa a função e a influência da vida, como também a transformação do destino, simbolizando a continuidade da vida através do passado, presente e futuro.

Daimoku (題目) é o nome dado ao ato de recitar continuamente o NAM MYOHO RENGUE KYO (南無妙法蓮華経), mantra do budismo de Nitiren.
Segundo os ensinamentos de Nitiren, através da recitação deste mantra NAM MYOHO RENGUE KYO nossa vida entra em ritmo com o universo e através dessa harmonia, desperta-se a natureza búdica, onde pode-se estabelecer uma forte identidade que não será abalada por nenhuma dificuldade.
No pensamento desta linha de budismo, existe a felicidade relativa, que é aquela obtida através da satisfação de um desejo ou da eliminação de um sofrimento (carma negativo), e a felicidade absoluta, aquela que surge da própria vida da pessoa, não causada pelas situações exteriores. O objetivo da recitação do daimoku é construir uma vida que não seja derrotada pelos obstáculos, e que tais obstáculos sejam uma oportunidade para o crescimento, ou seja, para o alcance da felicidade absoluta.

Esse post é dedicado a meu amigo J, que com sua obstinação, não me deixa esquecer que viver só vale a pena se a gente acreditar nos nossos sonhos...

4 comentários:

  1. Vc além de muito profundo é um gato.

    lucinha

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse post.
    Beijuuss no coração

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Ola eu sou o J.
    rs
    Gostaria de agradecer muito a este grande amigo que entrou na minha vida muito antes do mantra rs
    E em relação ao post, eu digo que tudo que vem para o bem, tudo que faz o universo conspirar ao favor eu super aceito.
    Luto pelos meus sonhos, faço minha parte mas quando as energias, deuses, amigos, ajudam é otimo tambem rs
    e uma vez em uma exposição que fui do colegio sobre hitler a mulher terminou a exposição dizendo.
    SONHO QUE SE SONHA SÓ, É APENAS UM SONHO QUE SE SONHA SÓ. Mas sonho que se sonha junto se torna realidade!!

    Obrigado por sonhar comigo e fazer acreditar que não estou sozinho nessa.

    Entre trovões e tempestades...
    entre tombos e deslizadas, continuo....
    caminhando contra o tempo sem lenço sem documento...

    As vezes olho bem no fundo para ver se a luz que eu sigo ainda continua acesa, as vezes acho que apagou, mas quando olho com o coração, bem no fundo mesmo vejo que ela esta acesa... entao enquanto houver chama, enquanto essa luz estiver acesa eu vou continuar!!!

    E vou conseguir...

    Obrigado por existir!

    Beijos no coração.

    J.

    ResponderExcluir