sexta-feira, 15 de maio de 2009

A constelação de Bert Hellinger...




Ontem eu fiz minha constelação familiar. Esse cara é muito foda!!!




A Constelação é uma nova abordagem terapêutica, um processo de cura vivencial desenvolvido por Bert Hellinger(Foto), terapeuta e filósofo alemão, ao descobrir com sua vasta experiência com pessoas que parte dos problemas que enfrentamos se deve a fatos que aconteceram com nossas famílias e não a eventos de nossa própria história. Partindo dessas observações criou uma abordagem sistêmica fenomenológica espiritual que possibilita revelar de que forma os vínculos familiares se estabeleceram e como dissolver possíveis enredamentos.

QUAIS AS QUESTÕES QUE PODEM SER TRABALHADAS?

Relacionamentos, separações, desequilíbrios emocionais, falências, desemprego constante, conseqüências de abortos, adoções, assassinatos, mortes trágicas e precoces, acidentes graves, suicídios, doenças crônicas e mentais, envolvimento com drogas, entre outras.

Quando algo não vai bem na nossa vida, seja na área afetiva, financeira, profissional, relacionamentos familiares, ou mesmo o relacionamento consigo próprio e com sua própria vida, isto pode estar sinalizando que estamos sendo afetados por um tipo de desordem que ocorre fora do alcance de nossa consciência! Vamos então, poder olhar para os “Movimentos da Alma”.

COMO ESSA DINÂMICA PODE INTERFERIR?

Bert Hellinger observou que é uma dinâmica oculta que atua independente do desejo de seus membros. Ele descobriu que existem certas “Ordens” que quando transgredidas,levam dificuldades e sofrimento até para membros de gerações seguintes.

QUAIS OS BENEFÍCIOS?

As constelações nos permitem trazer à luz aquilo que, por alguma razão, fez o movimento e a força do amor “adoecer” – muitas vezes as raízes destes distúrbios estão no nosso sistema familiar e nos chegam através de nossos antepassados, aos quais estamos intimamente ligados pelos laços de amor e lealdade, movidos pela esperança de diminuir o sofrimento do outro. Sem nem sequer nos darmos conta desta dinâmica, trazemos o sofrimento e dificuldades vividas por eles para nossas próprias vidas.

Nestes encontros, criamos juntos, um espaço de amor e respeito onde o equilíbrio possa ser restabelecido e o “amor que cura” e não o “amor que adoece” possa voltar a fluir.

Segundo o próprio Hellinger:

...” quando se estabelece uma ordem na família, o indivíduo pode sair dela e seguir seu caminho carregando consigo o respaldo da mesma. Somente quando se reconhece o vínculo com a família...quando compreende...e compartilha a responsabilidade...então o indivíduo pode sentir-se livre para continuar seu próprio e particular caminho, sem medo de que o passado o atrapalhe ou mesmo seja uma carga para ele”.

Um comentário:

  1. Claudio, li um pouco sobre o trabalho desse psicoterapeuta e achei muito interessante a forma como aplica a cura pelo amor no sistema familiar.
    A terapia de Constelações Familiares deve ajudar no despertar consciente para as razões dos problemas diários que nos afetam, principalmente as “feridas emocionais” com raízes profundas que muitas vezes causam desentendimentos e sofrimento na família.
    São laços de muitas vidas, que unem ou separam,de sentimentos ou problemas que aconteceram a tempos passados, muitas vezes repetidos nas gerações e que afetam nossas vidas. Conhecer e entender esses pontos obscuros,é um caminho para melhorar relacionamentos,despertar o amor,libertar e trazer equilíbrio para a vida.
    Miraci (Casa do Richard)

    ResponderExcluir