quarta-feira, 30 de junho de 2010

“Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana” - 2010...



O “Festival de Inverno de Música Erudita, Artes Cênicas e Visuais de Ouro Preto e Mariana” é um importante espaço aberto para evidenciar o debate das questões patrimoniais e culturais das cidades históricas de Ouro Preto e Mariana.
Mais conhecido como “Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes” congrega uma série de atividades propostas pelas curadorias nas áreas da música, literatura, patrimônios cultural e natural e nas artes cênicas, plásticas e visuais.
Este encontro da cultura popular e acadêmica, que ocorre há quase 50 anos, foi retomado em 2004 pela Universidade Federal de Ouro Preto em parceria com a Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto e as prefeituras dos municípios de Ouro Preto e Mariana.
Para o ano de 2010, o eixo temático escolhido por meio de uma consulta popular é “as múltiplas cores da arte” tendo como principal homenageado “Mestre Ataíde”.
No período de 8 a 25 de julho, filmes, peças teatrais, oficinas, shows e espetáculos vão formar um panótipo das práticas artísticas realizadas nas diversas regiões brasileiras e também de outras partes do mundo.
Saiba mais…

MESTRE ATAÍDE: TRAÇOS E CORES DO NOSSO TEMPO

Séculos passados e arte eternizada em traços ultrapassam os limites do tempo e espaço.
Com imagens marcadas pelo celestial azul e o caloroso vermelho, Manoel da Costa Ataíde transcendeu o teto de importantes templos do séc. XVIII ligando a religiosidade cristã e a representação artística da fé.
O senhor das policromias nasceu na cidade Mariana em 1762, apenas 3 anos antes do início das obras daquela que seria a maior representação de sua arte, a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto.
Em parceira com Aleijadinho, foi o responsável pela pintura e o douramento do forro, retábulos e laterais deste e de diversos outros templos e espaços de referências artísticas.
Além dela também deixou sua marca inconfundível em mais de 15 igrejas em diversas cidades mineiras.
Mestre em sua arte, é considerado predecessor do Impressionismo brasileiro.
Saiba mais…

Programação

Inscrição em Oficinas

REALIZAÇÃO

Universidade Federal de Ouro Preto UFOP

CORREALIZAÇÃO

Prefeitura Municipal de Ouro Preto
Prefeitura Municipal de Mariana
Fundação Educativa de Rádio e Televisão de Ouro Preto FEOP

CONTATO

Pró-Reitoria de Extensão da UFOP
proex@ufop.br
sepex@proex.ufop.br
(31) 3559-1356 / (31) 3559-1358

Fonte: www.festivaldeinverno.ufop.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário