quinta-feira, 26 de novembro de 2009

um lembrete da minha mãe...

Recebi um email da minha mãe que ano que vem faz 80 anos de vida.

Ele veio com um arquivo lindo, em formato pps, que se chama Ar, fogo, água e terra, em anexo e que infelizmente não consigo postar aqui, mas sugiro que procurem...

Não se completou quatro meses que ela sofreu a perda de um marido que ela amou por toda uma vida.

Sim, eu perdi meu pai, mas talvez tenha sido somente a ratificação de uma perda antiga, já que há muitos anos meu pai “adoeceu” e se impôs um isolamento voluntário se afastando inclusive do convívio da família.

Confesso que me vi realmente sem chão e diante de tantas mudanças, eu que me mudara para o Rio de Janeiro, me fortaleci na certeza que tudo aconteçe como um “convite divino” ao crescimento.

Tive muitos medos e entre eles o medo que minha mãe não iria se recuperar de uma dor tão profunda que podia ser constatada em seus olhos sempre úmidos.

Lindos olhos verdes que eu recebi de presente ao nascer.

Confesso também, que cheguei a BH, para uma semana de alguns compromissos profissionais e para descansar um pouco e recarregar as baterias da alma e do coração.

Sim, a “Aldeia Iluminada”, como diria minha amiga R, foi onde nasci e onde cultivei amores verdadeiros, amigos maravilhosos e fiéis e onde mora minha família.

Cheguei um pouco receoso pelo que iria encontrar, mas estou sendo surpreendido a cada momento.

Minha mãe está muito bem e feliz com o seu trabalho (ela é Artista Plástica), com a sua casa que está muito linda, com um Jardim muito bem cuidado e uma horta de encher os olhos e o prato com a comida mais saborosa, saudável e mais comemorada por mim nos últimos tempos, com sua família e com a certeza que viver vale realmente à pena.

Imaginem que uma “senhorinha” tão linda e serena, amorosa e delicada, encontrou no meio de tanta dor, um tempo para se atualizar, aprender sobre computadores, ter um email e ainda ter a sensibilidade de mandar para os filhos esse “lembrete”, que chega em tão boa hora e cheio de amor.

Ela que sempre amou viver, renasce a cada dia, com a certeza de que o tempo não para e que a vida não interrompe seus ciclos ou pula gestações, rodeada de sua familia, dos lindos netos, presentes do meu irmão J e sua mulher K e dos filhos, dos filhos e netos que moram pelo Brasil, frutos de um amor verdadeiro e que deu certo entre ela e nosso saudoso pai.

Realmente agradecido ao meu pai e a ela, pela vida, ensinamentos e amor, recebi esse email com especial alegria e com o gesto em si e com a mensagem, ratifico também, a certeza de que viver só vale se for como o Sabino sabiamente escreveu em seu romance “O Encontro Marcado”:

Fazer da interrupção um caminho novo.

Fazer da queda um passo de dança; do medo, uma escada; do sonho, uma ponte; da procura, um encontro..."

2 comentários:

  1. Ei Moço
    Como falei prá Lucinha, vc e Richard nem respondem aos nossos comentários...só ela passou com louvor pela SOCILA BYRÊ rsrsrs.
    Mas eu num guento e tenho que lhe dizer: esse amor é lindo demais, amor de mãe é t.d.b! Curta cada instante com ela, pois são eles que nos dão alimento prá continuar, depois que uma saudade invade o peito de maneira nunca antes vivida! Beijuuss n.c com saudades docê

    www.toforatodentro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Regina,
    sim, dessa família a Lucinha é a mais profissional nas letras. ;-)
    Obrigado pelo carinho de sempre e obrigado pela amizade sincera e espontânea.
    Saudades.....

    ResponderExcluir