quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Aos 80 anos, uma lição de vida - Renovando carteira...

Minha mãe é realmente surpreendente.
Só para se ter uma idéia, esse ano, 2011, ela vai fazer 81 anos de vida, com uma invejável saúde, trabalhando em seu atelier, expondo seus quadros e não é que outro dia, me surpreendeu com um convite para o msn? Oi?
No nosso papo por lá, falei que poderíamos conversar com cam e a resposta veio realmente instantânea: já estou providenciando!!!
Enquanto alguns de nós, e me incluo nisso, vive às voltas com as tão faladas crises dos 30 anos, 40 e por aí vai, ela parece não se importar em ser uma “oitentona”.
Tudo bem que ela nunca deixou de fazer ginástica, tem uma alimentação super saudável, trabalha, administra uma casa grande, se atualiza sempre, mas acho que o segredo mesmo é se preparar para as mudanças quem vem com a idade e lidar com tudo de forma natural.
Quem convive de perto, sabe que ela sempre dirigiu, o que não é muito comum para uma mulher que nasceu na década de 30.
Coisas do meu saudoso e “moderno” pai, que, novos ainda, do nada saiu com essa: melhor você aprender a dirigir, porque quando formos mais velhos, acredito que não teremos a mesma boa vontade com os nossos programas e compromissos individuais.
Ela conta que foi difícil escutar isso e também aprender a dirigir.
Ela morria de medo, criou coragem e foi em frente e não é que ele tinha razão?
Aos domingos, ele gostava de ir ao clube curtir sua sauna, peteca, amigos e por aí vai e ela à feira Hippie para expor seus quadros.
Como faziam?
Cada um tinha seu carro e eram felizes assim.
Às vésperas de passar o segundo Natal sem meu pai, terminando o prazo para renovar sua carteira, viagem marcada para passar o réveillon no Rio, ano passado ela chega com a notícia: Vou operar!
Antes que alguém pudesse esboçar alguma reação ela foi logo dizendo: catarata!
O uso de óculos, em um momento inicial, pode até ajudar, mas com o agravamento da catarata, a visão vai diminuindo gradativamente, assim, a leitura fica muito mais difícil e até dirigir um carro pode ser perigoso.
Ou seja, como renovar a carteira assim?
Atualmente, a cirurgia de catarata é realizada em apenas alguns minutos, logo após a intervenção, os pacientes recebem alta, vão para casa, necessitando apenas de alguns cuidados essenciais, orientação médica e muitos colírios.
Em duas etapas, primeiro um olho, depois o outro, ela assim o fez – um em dezembro e outro em janeiro.
Pois bem, hoje, no segundo dia de fevereiro, ela renovou sua carteira, deixando todos muito felizes.
Ela por poder ir onde quer, na hora que quer, sem depender de ninguém e nós, por mais essa lição de vida!

Em tempo...

Alguém um dia me perguntou se ela dirigia bem.
Sim, ela sempre dirigiu muito bem.
Já viajamos muito com ela dirigindo todo o tempo e não me esqueço de um episódio ótimo.
Era ela que nos levava para a escola.
Um dia, já atrasados e na eminência de perdermos o horário da entrada, um carro grande, que agora não me lembro se era uma kombi ou algo do tipo, parou bem na nossa frente e o motorista não conseguia sair do lugar.
Diante da insistência da minha mãe na buzina, o motorista gritou pela janela: Tia, estou com problemas, a senhora quer vir tirar o carro por um acaso?
Bem, ela desceu, foi lá e pediu: saia!
Ligou o carro, arrancou, tirou do caminho, estacionou e entregou as chaves para o boquiaberto motorista: boa sorte, estou atrasada!

4 comentários:

  1. Que Deus continue abencoando sua mae!
    Um gde abraco.
    Saudades.
    Chico

    ResponderExcluir
  2. ai que fofis claudio! gosto da sua mama e me deu um alerta de crescer. bj pra ela quando falar com ela. e bejo proce que escreve tao gostoso. e mais bj

    ResponderExcluir
  3. Ei Chico, amém!!! Saudades também amigo.... abs ;-)

    ResponderExcluir
  4. Ei Premen, nos também te amamos... mando sim. Quando for a BH vamos nos ver... bjs ;-)

    ResponderExcluir