quinta-feira, 27 de maio de 2010

o Theatro Municipal do Rio de Janeiro reabre oficialmente nesta quinta-feira - 27 de maio...


















O centenário Teatro Municipal do Rio de Janeiro, uma joia da arquitetura eclética carioca cujo desenho foi inspirado na Ópera de Paris, será reaberto nesta quinta-feira (27), em cerimônia apenas para convidados, após uma cara restauração que durou quase três anos.
O público terá acesso ao local a partir deste sábado (29).
Inaugurado em 14 de julho de 1909 pelo presidente Nilo Peçanha como um símbolo do desenvolvimento da então capital brasileira, o teatro reabrirá com todo seu esplendor em uma cerimônia que terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e para qual foi convidado o presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.
Para resgatar a beleza original do teatro, construído no início do século passado pelo prefeito Francisco Pereira Passos, foram investidos R$ 70 milhões nos trabalhos de restauro que duraram mais de 900 dias.


















A programação da abertura começa com o Hino Nacional do Brasil, com a Orquestra Sinfônica e o Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e regência do Maestro Roberto Minczuk.
Em seguida, um trecho da Alvorada, ópera Lo Schiavo de Carlos Gomes, também com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (regência: Maestro Silvio Viegas).
A Lenda do Caboclo, de Heitor Villa-Lobos e Barcarola op. 60 de Frédéric Chopin também estão entre as atrações da noite com a presença singular do pianista Nelson Freire.
O público presente também poderá assistir o balé Something Special (coreografia de Dalal Achcar), com os bailarinos Ana Botafogo e Andrea Volpintesta e piano de Arthur Moreira Lima.
E, para finalizar, seleções da ópera O Trovador, de Giuseppe Verdi, com a Orquestra Sinfônica e o Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
A partir deste sábado (29), o Theatro comemora a plena reabertura de suas dependências para o público com a montagem da ópera Il Trovatore, de Verdi.
Com direção de Bia Lessa, a grandiosa obra em quatro atos será conduzida pela batuta de Silvio Viegas, à frente da Orquestra Sinfônica e do Coro do Theatro Municipal.
Na ópera Il Trovatore, além da participação integral dos 100 integrantes do Coro, estarão no palco 80 atores, incluindo os solistas convidados: a soprano italiana Chiara Taigi, que interpretará Leonora, revezando-se com a brasileira Laura de Souza; o tenor coreano Alfred Kim e o brasileiro Juremir Vieira, no papel de Manrico; as mezzo soprano russas Anna Smirnova e Oxana Kornievskaya, que se revezarão como Azucena; os barítonos brasileiros Rodrigo Esteves e Manuel Alvarez, no papel do Conde de Luna; a mezzo soprano brasileira Luciana Costa e Silva como Inez; o baixo brasileiro Luiz Ottavio Faria, como Ferrando, e o tenor ucraniano Georgy Gayvoronsky interpretando Ruiz.

Fonte: Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário