segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Os 80 anos da minha mãe...

No sábado, dia 17 de outubro, minha mãe fez 80 anos.
Toda a família queria celebrar com uma festa especial, mas ela, com toda a sua sabedoria e simplicidade adquirida nesses anos todos, preferiu um almoço ou no máximo um churrasco em família.
Ela adora.
Para ela, o mais importante seria ver toda a sua família reunida.
E isso, ela viu.
Vieram filhos, tios, primos, sobrinhos, noras, genros, netos e amigos, como de costume, mas algumas coisas mudaram.
O tempo, responsável pelas mudanças, se fez presente de uma forma muito contundente.
Por exemplo, meu tio mais novo, sempre divertido e carismático, um piadista nato, hoje, sabe que herdou a responsabilidade do discurso na hora de cortar o bolo e não se furtou a dizer belas e sábias palavras.
Até aí tudo bem, mas ver um dos meus tios mais velhos, sentado numa cadeira, sem contar uma de suas inúmeras histórias, calado, o peso da idade sobre os ombros e com o olhar distante, talvez até mirando outras paragens em outros planos, nos deixaram muito comovidos.
A parte boa é que novos personagens chegaram e adoramos ver os filhos dos filhos correndo pela casa, pelo jardim, em volta da piscina, como nós mesmos fazíamos há alguns anos.
Na hora de cortar o bolo, minha mãe falou de alegrias, mas também falou de saudades.
Naquele momento, não sob a luz da ciência, filosofia ou espiritualidade, ficamos nos perguntando onde eles estariam naquele momento.
Vimos fotos de outros tempos, falamos de pessoas amadas que já se foram e ficamos realmente comovidos.
Não era uma tristeza que abala, que fere ou que mata, mas sons muito profundos vibravam em nossas almas e eles falavam de amor e saudade.
Acho que cheguei a vislumbrar meu pai por alí, talvez até porque, era o que mais queríamos, mas talvez ele tenha mesmo passado por lá.
O tal tio mais novo, na hora do discurso, nos lembrou que éramos todos sementes, frutos e flores dos sonhos mais belos do meu pai e da minha mãe.
O mais velho na hora de se despedir, me pediu desculpas por não ter muito mais a oferecer…
Segurando as lágrimas, eu olhei profundamente nos seus olhos e disse:
Eu, poucas vezes na minha vida, recebi tanto amor de alguém, como nesse momento e não considero isso pouco...
Eu não era a criança mais nova a correr pela casa, meu pai não estava mais por alí, muitas coisas mudaram e o tempo realmente correu…
… mas uma coisa é certo - nos estávamos realmente felizes de podermos estar reunidos em torno de uma mulher, mãe, avó, especial, saudável e forte.
Ela soube atravessar décadas com sabedoria e apesar de falar em saudades, continua olhando para o futuro com esperança, pois ela sabe que precisamos muito dela e do seu amor.
Todos nós, filhos, tios, primos, sobrinhos, noras, genros, netos, amigos e todos que vieram celebrar os seus 80 anos de vida.

domingo, 10 de outubro de 2010

John Lennon completaria 70 anos neste sábado...

Homenagem Google a John Lennon - Google Tribute to John Lennon



De Mehdi Cherifia (AFP)

PARIS — John Lennon estaria completando 70 anos neste sábado ( 9 de outubro de 2010 ) e de Liverpool a Nova York, passando por Reykjavik, as iniciativas se multiplicam para festejar o ex-Beatle, para quem foram dedicadas exposições, shows e cerimônias em sua homenagem.
Berço da Beatlemania e terra natal do "working class hero", Liverpool fará a maior homenagem, que vai durar dois meses, com mais de vinte eventos programados.
De sábado a 9 de dezembro, dia seguinte ao 30º aniversário de sua morte, o artista britânico terá apresentações musicais, entre elas uma organizada pela orquestra filarmônica real da cidade, um tour pela Liverpool de John Lennon, sessões de leituras, espetáculos no Cavern Club, onde os Beatles foram descobertos...
Um monumento pela paz deve também ser inaugurado no local no sábado por um de seus filhos, Julian, e por sua primeira esposa Cynthia.
A cidade do norte da Inglaterra não é a única a festejar o homem que compôs canções como "Imagine", em solo, ou "Yesterday", "Michelle" e "She Loves You" com os "quatro rapazes".
Na Islândia, sua última companheira, Yoko Ono, acenderá no sábado perto de Reykjavik a torre "Imagine Peace", memorial que ela dedicou a ele, e a Yono Ono Plastic Band, que foi trazida de volta no ano passado com seu filho Sean Ono Lennon, fará uma apresentação.
Em Nova York, onde Lennon foi assassinado no dia 8 de dezembro de 1980 depois de ter vivido nela por quase dez anos, uma "festa de aniversário de 70 anos de John Lennon" será realizada no sábado em City Winery com as apresentações de várias de suas músicas, antes de um grande show no dia 12 de novembro, no qual se apresentarão, por exemplo, Patti Smith e Cyndi Lauper.
Ainda nos Estados Unidos, o Hall da Fama do Rock and Roll, em Cleveland, também celebra este aniversário com várias manifestações, entre elas a exibição de imagens da cerimônia de inclusão de Lennon, como Beatle, em 1988, e depois como artista solo, em 1994.
Na França, o livro de fotografias dos anos nova-iorquinos do artista, captadas por seu antigo vizinho Bob Gruen, foi inaugurada, com o título "John Lennon, Nova York 1971-1980".
"Esta obra é uma oportunidade para mostrar o seu período americano. Era um vizinho discreto. Ele gostava de poder ir à rua tranquilamente, longe da multidão", contou Bob Gruen à AFP, que foi amigo de John Lennon.
A gravadora EMI lançou um box de onze discos com seus álbuns solo remasterizados e demos em estúdio inéditas.
Há algumas semanas, o assassino de John Lennon, Mark David Chapman, teve recusado pela sexta vez um pedido de liberdade condicional. Ele tinha sido condenado em 1981 à prisão perpétua.

Frases de John Lennon















"Não é divertido ser artista. Beethoven, Van Gogh, todos eles: se tivessem psiquiatras nós não teríamos esses gênios."

"A Genialidade é uma tipo de loucura."

"Se o pessoal não entendeu os Beatles e os anos 60, o que é que eu posso fazer?"

"Os Beatles foram o som dos anos 60. Mas não acho que tenhamos sido mais importantes do que músicos como Glenn Miller ou Bessie Smith."

"Tudo o que você precisa é amor."













"...então eu pergunto: porque não dar uma chance para a paz?"

"A Insegurança e a frustação levam o homem à violência e à guerra."

"Talvez não haja diferença entre nós e o presidente dos EUA se ficarmos nus."

"A nossa política é a do humor. Todas as pessoas sérias foram assasinadas. Nós queremos ser os palhaços do mundo."

"Nós temos Hitler dentro de nós, mas também temos paz e amor."
















"Os Beatles são mais populares que Jesus Cristo."

"Normalmente, há sempre uma grande mulher atrás de cada idiota."

"O Que nós temos de fazer é manter viva a esperança. Porque sem esperança nós todos vamos naufragar."

"Realize o seu próprio sonho. Você mesmo vai ter de fazer isso... eu não posso acordar você. Você é quem pode se acordar."

"Eu pensava de verdade que todos nós seríamos salvos pelo amor."












"A guerra acaba se você quiser."

"Eu tenho o maior medo desse negócio de ser normal."

"Pense globalmente e atue localmente."

"A gente tem que agradecer a Deus ou seja lá o que for que está lá em cima pelo fato de que todos nós sobrevivemos."

"Acredito em tudo aquilo que Jesus disse - Amor, bondade, caridade - mas não acredito naquilo que os homens dizem que ele disse."

























"Você diz 'Adeus' e eu digo 'Alô."

"Se o homem buscasse a conhecer-se a si mesmo primeiramente, metade dos problemas do mundo estariam resolvidos."

"Antes de Elvis não existia nada. Nós (os Beatles) sempre quisemos ser maiores que Elvis porque ele era o maior."

"Sim, eu acredito que Deus é como uma usina de força, que ele é um poder supremo, que não é nem bom nem ruim, nem de direita nem de esquerda, nem branco nem preto, Ele simplesmente É."

"A ignorância é uma espécie de bênção. Se você não sabe, não existe dor."