quarta-feira, 14 de julho de 2010

Beto Guedes, no Palácio das Artes...

Foto: Lívia Bastos

















Hoje é o grande dia!
Show de gravação do CD/DVD ao vivo “Outros Clássicos”, do nosso querido Beto Guedes, no Grande Teatro do Palácio das Artes em Belo Horizonte.
Dias exaustivos, com ensaios da banda, ensaios vocais, eu trocando idéias com o Wagner (Tiso), ele com seus belos arranjos e generosa companhia, partituras, arregimentação e ensaios dos músicos do sexteto, fechando o repertório com o Beto, a luminosa participação da Daniela (Mercury), todos mergulhados na obra do Beto, afinados, com muita dedicação e carinho, para que o show seja realmente histórico.
Prometi escrever um pouco sobre os preparativos, mas sinceramente, estamos todos muito focados e tão envolvidos com o show, que quase não tive tempo de passar por aqui...
Ontem foi o ensaio geral.
O show está lindo e emocionante.
O beto e sua obra, o Wagner com toda a sua experiência e talento, os músicos, cantores, técnicos, iluminadores, cenógrafos, produtores, todos se dedicando e se doando ao máximo.
A Daniela chegou já entrando no clima, sugerindo, propondo e sobretudo, cantando lindamente.
Trouxe seu filho, que é o seu diretor musical, que se fez presente, de uma forma sutil e contribuiu verdadeiramente.
A chamada "sintonia fina", pequenos ajustes, foram feitos, pequenos detalhes acertados e tudo rolou num clima muito especial.
Ontem, eu pude escutar e me emocionar com o arranjo que eu fiz para a canção "Quatro" e que contou com o auxílio luxuoso do Célio Balona no acordeon.
Haja coração!
O quarteto de cordas, primeira linha, "pura classe", formado pelos incríveis músicos, Vitor Dutra (violino), Edson Queiroz (violino), Carlos Aleixo (viola), Firmino Cavazza (cello), o duo de metais composto por Fabiano Zan (sax/flauta), Renison Oliveira (trompete) e o trio vocal formado por Mônica Horta, Renato Guima e Valéria Braga, merecem destaque pela qualidade e comprometimento.
A Banda formada por Ian Guedes (guitarra), Augusto Rennó (guitarra), Adriano Campagnani (baixo), eu, Cláudio Faria (teclados e direção musical) e Neném (bateria), velhos amigos e fiéis escudeiros do nosso mais do que querido Beto Guedes, felizes de estarmos fazendo parte de mais uma página da vida e da história musical do Beto.
“Outros Clássicos” vai resgatar, com novos arranjos do Wagner, as canções já gravadas por Beto e que, à época de seu lançamento, acabaram ofuscadas pelo sucesso de outras composições suas.
Verdadeiras pérolas da nossa MPB, o público vai conferir músicas como Luz e Mistério e Tesouro da Juventude, entre outras canções, além de algumas surpresas.
A escolha do repertório contou com a ajuda dos fãs, que ao longo de dez meses votaram nas suas canções preferidas, através do site oficial.
Mais de doze mil pessoas, de diversos pontos do Brasil e de outros países participaram desta escolha democrática do repertório do show.
Vale lembrar que o cenário foi criado pelo artista plástico e ilustrador Marcelo Xavier.
A iluminação ficou por conta do Marcos Lustosa, velho companheiro de estrada e a sonorização está aos cuidados do meu grande amigo Murilo Corrêa.
A produtora mineira G5 Filmes fará o registro audiovisual do show.
Para comandar a festa, o mestre de cerimônia será o Tutti Maravilha, com quem cruzei ontem e dei boas risadas.
Ainda pude cruzar rapidamente com o Rogério Brandão, que assina a direção artística do show, que também está morando no Rio e combinamos de nos ver por lá.
Parabéns ao Beto e ao Cláudio Rocha, seu empresário, que conseguiram reunir tanto talento de uma só vez.
Com tudo isso, só nos resta seguir em frente e acreditar que o que fica e vale é o nosso amor pela música.
Por ela, estamos todos reunidos em torno da obra do Beto e com ela, para os seus fãs e o público em geral, hoje, o nosso encontro, com certeza, será inesquecível.

Cláudio Faria

Fotos: Lívia Bastos